O cártamo é uma planta nativa do Oriente Médio e hoje é cultivada por toda Europa e Estados Unidos. Uma raiz profunda permite sua sobrevivência em climas mais secos. É parente do girassol e apresenta flores amarelas ou alaranjadas, que originalmente eram utilizadas como corante para cosméticos e tecidos, e também são usadas como especiaria semelhante ao açafrão no tempero de pratos variados.
Atualmente, o cultivo do cártamo é voltado para a extração do óleo a partir de suas sementes. Este óleo é rico em gorduras insaturadas, que comprovadamente fazem bem à saúde.
Veremos agora os principais benefícios do
Óleo de Cártamo para a boa forma e saúde:
1) Ajuda na perda de peso
Apesar de nenhum estudo até o momento demonstrar consistentemente que apenas a inclusão de
Óleo de Cártamo na alimentação leva à perda de peso, muitos fatores contribuem para que ele seja um excelente aliado da sua dieta.
O
Óleo de Cártamo é rico em ácidos graxos insaturados que já provaram serem capazes de estimular a queima de gordura corporal. Ao contrário do que muitas pessoas acreditam, o consumo de gorduras é essencial em dietas para perda de peso. O fundamental é consumir fontes de gorduras boas, e na quantidade correta, balanceando todos os macro e micronutrientes. Uma privação exagerada de gorduras deixa o metabolismo mais lento e prejudica os resultados da dieta.
Portanto, consumir o
Óleo de Cártamo moderadamente como substituto de outros tipos de gorduras e seguindo uma dieta com a distribuição energética ideal entre gorduras, carboidratos e proteínas, pode ser um meio bastante eficaz de acelerar o metabolismo, a queima de gordura e consequentemente perder peso.
Além disso, estudos demonstraram que o
Óleo de Cártamo é capaz de aumentar os níveis de serotonina no organismo. Esse neurotransmissor está estreitamente relacionamento ao humor, diminuindo a ansiedade e promovendo bem-estar, condições que auxiliam a reduzir o apetite e a ingestão de calorias.
Já foi comprovado também que a suplementação com
Óleo de Cártamo foi capaz de levar ao aumento dos níveis séricos de adiponectina, um hormônio secretado pelo tecido adiposo que participa da regulação da glicemia e do catabolismo dos ácidos graxos. Seus níveis na corrente sanguínea estão diretamente relacionados à perda de peso e a baixas porcentagens de gordura corporal em adultos.
Assim, esse é um terceiro mecanismo pelo qual o
Óleo de Cártamo pode auxiliar na perda de peso e melhora da composição corporal.
Os benefícios do Óleo de Cártamo para o emagrecimento é o que deram a sua fama recente.
2) Combate a gordura abdominal
O ganho de peso geralmente é acompanhado pelo aumento da gordura abdominal, que se torna muito perigosa quando está ao redor dos órgãos, sendo chamada de gordura visceral. Pacientes com elevados níveis de gordura visceral tendem a permanecer em estados inflamatórios crônicos, desenvolver resistência à insulina, e outros sintomas da chamada síndrome metabólica, fator de risco para doenças do coração, enfarto do miocárdio e certas formas de câncer.
Um estudo publicado pela Universidade de Ohio, Estados Unidos, em 2009, demonstrou que a suplementação com
Óleo de Cártamo por um grupo de mulheres pós-menopausa e com diabetes tipo 2, apesar de não ter efeitos sobre o peso e a porcentagem de gordura totais, levou a uma diminuição da gordura abdominal e ganho de massa magra. A hipótese é que haja um rearranjo da composição dos tecidos adiposos distribuídos pelo corpo.
Apesar de mais estudos serem necessários para corroborar esses resultados, envolvendo, inclusive, outros grupos populacionais, o
Óleo de Cártamo pode também ser um aliado na luta contra a tão temida barriguinha.
3) Reduz o colesterol ruim e faz bem ao coração
Estudos ainda conflitam neste ponto, porém evidências indicam que o
Óleo de Cártamo também parece ter a capacidade de elevar os níveis de HDL, que é o colesterol bom, e reduzir os níveis de LDL, o colesterol ruim.
Os níveis de colesterol estão diretamente ligados à suscetibilidade a doenças cardiovasculares, como arteriosclerose, enfarto do miocárdio e acidente vascular cerebral. O colesterol ruim pode se acumular nas paredes dos vasos sanguíneos formando placas que bloqueiam o fluxo sanguíneo, enquanto o colesterol bom ajuda a reduzir a deposição dessas placas. Assim, por melhorar o perfil lipídico do sangue, o
Óleo de Cártamo seria um excelente aliado para a saúde do coração.
4) Controla os níveis de açúcar no sangue
O mesmo estudo realizado com mulheres pós-menopausa e com diabetes tipo 2 nos Estados Unidos demonstrou que a suplementação diária com 8g de
Óleo de Cártamo por 36 semanas foi capaz de reduzir os níveis de açúcar no sangue das voluntárias e aumentar sua sensibilidade à insulina.
Assim, o
Óleo de Cártamo pode ser um auxiliar no controle da glicemia, ajudando portadores de diabetes no controle da doença ou pessoas não diabéticas na sua prevenção.
Os níveis de glicose no sangue também são extremamente importantes para quem deseja ganhar massa magra ou perder gordura, uma vez que determina a liberação de insulina, que por sua vez é um hormônio que favorece o acúmulo de gordura. Estudos mais conclusivos ainda são necessários para investigar a influência do
Óleo de Cártamo nesse parâmetro metabólico.
5) Melhora a pele e o cabelo
Por ser rico em ácido linoleico, o
Óleo de Cártamo é um excelente aliado para a pele, melhorando a aparência, hidratação e ajudando a reduzir acne. Por fornecer também vitamina E, ele combate os radicais livres e com eles as rugas, linhas de expressão e outros sinais da idade, ajudando a manter a pele renovada e com aparência mais jovem.
O
Óleo de Cártamo não é comedogênico, ou seja, não obstrui os poros, assim é utilizado em uma série de formulações cosméticas e alguns especialistas recomendam até sua aplicação diretamente sobre a pele misturado com algumas gotas de óleos essenciais, ou ainda misturado a outras loções hidratantes.
Melhora também a saúde dos cabelos. O ácido oleico é muito benéfico ao couro cabeludo e raiz dos cabelos, estimulando o crescimento e deixando os folículos mais fortes.
Pesquisas demonstraram também a ação do
Óleo de Cártamo na melhora da hidratação e aspereza da pele em pessoas que sofrem com hiperqueratose folicular, uma doença caracterizada pelo acúmulo de queratina nos folículos da pele. Os pacientes tomaram o
Óleo de Cártamo por 8 semanas. A ação seria devido ao fornecimento de ácido linoleico, essencial para a saúde da pele, e vitamina E, uma vez que uma das causas da doença pode ser a deficiência nutricional dessa vitamina.
Dentre os benefícios do
Óleo de Cártamo estariam ainda as propriedades antibacterianas, auxiliando no combate à acne.
6) Ajuda o sistema imunológico
As prostaglandinas são sintetizadas a partir de um derivado do ácido linoleico e exercem papel fundamental no nosso sistema imunológico, garantindo as sinalizações bioquímicas que levam à defesa contra micro-organismos invasores e outras lesões.
Assim, o
Óleo de Cártamo pode melhorar nosso sistema de defesa por garantir o fornecimento de ácido linoleico, essencial para a produção de prostaglandinas e que não consegue ser sintetizada pelo corpo humano.
7) Antioxidante Natural
O
Óleo de Cártamo é fonte de vitamina E, que é extremamente benéfica por ser um potente antioxidante, protegendo as células do corpo contra os radicais livres, tanto formados internamente pelo metabolismo celular, quanto externamente pela exposição aos raios UV, a poluentes, etc. Isso ajuda na saúde como um todo, combatendo o envelhecimento precoce e até mesmo protegendo contra diversas doenças.
A suplementação com o
Óleo de Cártamo ou a sua inclusão como substituto de outros óleos na alimentação ajuda a atingir a ingestão diária recomendada dessa vitamina.
O
Óleo de Cártamo tem ainda em sua composição outro agente antioxidante, um composto derivado da serotonina, aumentando ainda mais seu benefício contra os radicais livres.
Precauções:
Apesar de todos os benefícios do
Óleo de Cártamo, alguns cuidados devem ser observados antes de iniciar o seu consumo, veja quais são:
Pessoas com problemas de coagulação sanguínea, doenças hemorrágicas ou úlceras gastrointestinais, ou que irão se submeter a cirurgias devem evitar o consumo de
Óleo de Cártamo, uma vez que este apresenta propriedades anticoagulantes, “afinando” o sangue.
Algumas pessoas tem alergia às plantas da família do cártamo, que inclui ambrósia, margarida, cravo, crisântemo, entre outros, também devem evitar seu consumo, pois há o risco de desenvolver reações severas.
Mulheres grávidas também devem evitar o consumo de
Óleo de Cártamo pois há relatos de indução de contrações uterinas e parto.
Para conferir um efeito protetor e nutricionalmente equilibrado ao organismo em relação aos ácidos graxos, existem recomendações de especialistas de que a proporção entre a ingestão de ácidos graxos ômega-6 e ômega-3 seja de 5:1 até 10:1. O
Óleo de Cártamo é rico em ômega-6, por isso o ideal é incluir na alimentação também alimentos ricos em ômega-3, como peixes gordurosos (salmão, atum, truta, arenque e cavala), nozes, óleo de canola, linhaça e vegetais verdes.
O
Óleo de Cártamo deve ser mantido em local escuro, em recipiente vedado e sob refrigeração, quanto menor contato com o ar melhor para garantir que não irá sofrer oxidação.
A dose diária geralmente recomendada é de 8 até 20g por dia, porém o ideal é ajustar a quantidade à sua dieta e necessidades energéticas, de acordo com a idade, sexo, peso e objetivo.
Onde encontrar?
A loja Mais Saúde e Beleza tem tudo que você precisa para cuidar bem da sua Saúde.
O
Óleo de Cártamo tem ganhado notoriedade e recentemente vem sendo muito utilizado como suplemento alimentar por apresentar diversos benefícios à saúde.
Cuide da sua Saúde com Produtos de Qualidade... Temos muitas ofertas para você ficar em dia com sua Saúde.
Estamos á disposição no Site
www.maissaudeebeleza.com.br
WhatApp: (41) 8868-4301
Contato: (41) 3022-7393
Fonte: Site GNT - Revisão Geral, Dra. Patrícia Leite
publicado por
Nelson Guerra
Não deixe de acompanhar o nosso Blog! Toda semana tem novidade.