A celebrada fruta das festas de final de ano, faz um bem danado para a saúde, retarda o envelhecimento e ainda ajuda a emagrecer.
A Romã é rica em vitaminas do complexo B, que atuam na circulação, em vitamina A, em vitamina C, ácido gálico, ácido elágico, ácido protocatequímico e em ácido fólico, que beneficiam o sistema imunológico e deixam a pele mais bonita.
Por causa dos nutrientes que contém, a Romã reduz o colesterol ruim (LDL), previne o envelhecimento da pele e dos órgãos, reduz a inflamação celular, turbina o sistema imunológico e previne o aparecimento de doenças como fibromialgia, diabetes, hipertensão, obesidade, viroses e gripes.
Estudos relacionam o seu consumo, ainda, à prevenção do câncer, devido a presença do ácido gálico, elágico e protocatequímico.
Sabe-se que a Romã é um potente antioxidante, mais que o famoso chá verde, inclusive. Além disso, suas sementes impedem que as células do sangue formem coágulos, o que previne inúmeras doenças.
Falando em doença, estudos investigam o poder da Romã em afastar a depressão. Isso porque essa é uma fruta rica em ácido fólico, substância que, quando em deficiência, leva a depressão. Além de evitar a depressão, desconfia-se que a Romã reduz o estresse e a pressão arterial.
Quanto ao fator emagrecedor, estudos recentes realizados na Queen Margaret University, em Edimburgo, demonstraram que o extrato da Romã ajuda na redução do apetite, o que, por via reflexiva, contribui para a perda de peso.
A Romã é rica em polifenóis, que agem como supressores do apetite, o que, consequentemente, aumenta a sensação de saciedade. E, quanto mais saciado, menos a pessoa come.
Durante o estudo, os voluntários tomavam todos os dias um suplemento com extrato de Romã e, após três semanas, eles relataram que sentiram menos fome, sendo que, comparado ao grupo placebo, houve uma redução de 22% na quantidade de alimentos ingeridos.
Uma parte do grupo tomou o extrato da Romã em cápsulas, contendo sementes, polpa e pele, enquanto o outro grupo tomou uma cápsula de placebo, e os que tomaram o suplemento verdadeiro relataram, além da menor vontade de comer, um maior prazer em comer os alimentos.
Após três semanas de estudo, todos os voluntários, dos dois grupos, tomaram um copo de suco da Romã antes de comer um prato de macarrão com molho de tomate, como compromisso de registrar antes de comer e até duas horas após a ingestão do alimento, com intervalos de 15 minutos entre um registro e outro, as sensações relacionadas a fome, a satisfação e o desejo de comer, dentre outros.
O resultado desse experimento demonstrou que o grupo que já vinha tomando o suplemento de Romã se sentiu saciado mais rápido, sentiu menos fome e menos vontade de comer, além de se sentir mais satisfeito.
A teoria aventada é a de que a grande quantidade de polifenóis presentes na Romã atue na redução da fome e na maior sensação de saciedade, mas estudos complementares serão feitos para determinar quais substâncias realmente atuam na redução da fome.
Onde encontrar?
Na loja Mais Saúde e Beleza você encontra muitos alimentos funcionais como a Romã e tudo que precisa para cuidar bem da sua Saúde.
Cuide da sua Saúde com Produtos de Qualidade... Temos muitas ofertas para você ficar em dia com sua Saúde.
Estamos á disposição.
www.maissaudeebeleza.com.br
WHATSAPP: (41) 8868-4301
CONTATO: (41) 3022-7393
Fonte: Site GNT - Bem Estar (texto adaptado)
publicado por Nelson Guerra
Não deixe de acompanhar o nosso Blog! Toda semana tem novidade.